Novo Carro Especial

Novo Carro Relógio

Olá pessoal, tudo bem? Aqui é o Leandro e vamos falar hoje sobre o novo carro especial do TapTap Jam: o Carro-Relógio!

A ideia

Não é segredo para ninguém que o modo Zen é um modo muito jogado. Este modo, no entanto, contava apenas com dois carros especiais (carro-bomba e carro de sorvete). Uma vez que no modo Zen não há life, não tinha sentido manter a ambulância no rol de carros especiais, correto? No quesito carros especiais, então, o modo Zen estava em desvantagem em relação aos outros modos do jogo.  (mais…)

Importância dos Testes no Desenvolvimento de Jogos

Olá, pessoal! Eu sou Emile Carvalho e fui uma das Beta Testers do jogo TapTap Jam. Tudo bem com vocês?

Hoje falarei um pouco sobre a importância dos testes internos e externos ao desenvolver um jogo, sobre o trabalho de um Beta Tester e como foi essa experiência na criação do TapTap Jam.

No desenvolvimento de um software é essencial a realização de testes constantemente para que seja garantida a sua qualidade, no nosso caso, estamos falando de jogos digitais, por isso nos focaremos um pouco mais neste tipo, ok?

(mais…)

post-lele

TapTap Jam – Resolvendo problemas de performance (Unity3D)

Olá pessoal! Tudo bem?

Hoje iremos falar sobre problemas que encontramos no TapTap Jam durante o desenvolvimento. Porém hoje o post será direcionado aos desenvolvedores que utilizam o Unity3D para desenvolver seus jogos, ok?

Durante o desenvolvimento, não raras as vezes, encontramos queda de performance do jogo ou variações bruscas no framerate. Essas variações quando você roda o jogo em um computador podem não preocupar muito, porém, ao disponibilizar o jogo para smartphones e tablets, você pode matar todo o projeto e sua credibilidade no mercado! Por isso, compartilharei com vocês algumas dicas para que você possa melhorar o desempenho do seu jogo e estabilizar o frame rate! Então vamos lá:

(mais…)

post-lele

TapTap Jam – Começando a construir o jogo.

Fala Galera! Hoje iremos falar sobre a construção de um jogo e, mais uma vez, utilizaremos a nossa experiência criando o jogo TapTap Jam, ok?

É interessante que você leia a primeira parte antes de  continuar. Segue o link: TapTap Jam: Concepção e Polimento da Ideia do Jogo.

O Início

Quando surgiu a ideia de fazer o jogo, tanto eu quanto Felipe, nunca tínhamos feito nada relacionado à área de jogos. Somos bacharéis em Ciência da Computação, fazíamos sistemas, mas jogos, não!

Então começamos a estudar ferramentas, publicação, monetização, e tudo a respeito. Decidimos então utilizar o Unity3D para desenvolver um jogo mobile inteiramente grátis e com propagandas como forma de monetização. (mais…)

TapTap Jam: Compondo a Trilha – Parte 2

Bom galera, estamos de volta. Se você não leu a primeira parte, acho mais legal que a leia antes para entender algumas coisas das quais falaremos aqui, beleza?

O TapTap Jam é um jogo rápido, ágil e foi projetado e pensado para ser jogado exclusivamente em dispositivos móveis. Isso se mostrou tão verdadeiro durante o desenvolvimento do jogo, que chegamos num ponto no qual se tornou impossível realizar alguns testes usando o computador e um mouse, pois era impossível acompanhar a velocidade do jogo usando apenas o ponteiro do mouse (instale e jogue por 5 minutos no modo arcade que você vai entender).
(mais…)

post-lele

TapTap Jam: Concepção e Polimento da Ideia do Jogo

Fala pessoal! Eu sou Leandro Tovar, responsável pela programação do TapTap Jam e pela aplicação dos efeitos visuais. Tudo bem com vocês?

Eu vou falar hoje sobre o início do TapTap Jam! O que eu vou comentar abaixo é basicamente uma forma de pegar uma ideia de jogo que já existe e torná-la algo diferente de tudo que existe no mercado.

A ideia surgiu quando eu, um dia, estava jogando o Piano Tiles e vislumbrei a ideia de um novo jogo! Detalhei sobre a minha ideia de jogo para o Felipe Stanzani e, na mesma hora, ele topou o desenvolvimento deste game. (mais…)

Compondo a Trilha Sonora de um Game

Olá, sou Felipe Stanzani, o responsável pela trilha sonora do TapTap Jam, e decidi compartilhar com vocês um pouco da experiência de compor a trilha sonora de um game.

Antes de mais nada, o responsável pela composição precisa ter conhecimento de música. Não precisa ser formado em regência orquestral, mas precisa de entender ao menos o básico para conseguir compor uma trilha para um game. Não é fundamental saber escrever música, mas é importante registrar as idéias de alguma forma. Se não é possível escrever, grave a idéia mesmo que utilizando um gravador. (mais…)

Fazendo Dinheiro com Games Móveis

Pouca gente sabe, mas fazer um game não é tarefa fácil. Fazer um game que dê dinheiro, é ainda mais. Muitos criticam o preço do jogo, suas propagandas ou suas vendas dentro do jogo.

É importante ressaltar que há algumas formas de ganhar dinheiro com um game. As formas mais comuns são:

1 – Vender o aplicativo em uma das lojas oficiais – Estipular um valor para sua obra é algo muito subjetivo e árduo. É difícil saber se o quanto você acha que o seu jogo vale é realmente o valor de mercado dele. Por conta disso vemos jogos super-valorizados e, também, sub-valorizados nessas lojas.

2 – Vender itens dentro do jogo – Há formas e formas de se ganhar dinheiro com este item, você pode vender itens especiais, dinheiro do jogo, vidas para você poder jogar sem ter que esperar o tempo de restituição das vidas. Há pessoas que simplesmente não conseguem jogar o jogo em sua linearidade, e são essas pessoas que essa prática objetiva.

3 – Propagandas – Esta é a forma mais controversa, pois os aplicativos são, geralmente, gratuitos, mas vemos constantemente comentários negativos relacionados às propagandas. O fato é que o desenvolvedor precisa ser recompensado de alguma forma pelo seu trabalho, e a propaganda é uma forma que nós, desenvolvedores, achamos para não mexer no bolso dos players. Muitos desenvolvedores, no entanto, abusam de propagandas, deixando o jogo impossível de ser jogado. Há diversas

Essas são as 3 principais formas. Para o nosso jogo TapTap Jam usamos as propagandas. Procuramos, para isso, não ser invasivos e, assim, não prejudicar a experiência dos jogadores. As propagandas existem e são, em sua maioria, discretas. Abrimos a opção de o jogador assistir um vídeo e obter uma recompensa por isto. Esta técnica é muito boa, pois o player só assistirá um vídeo caso realmente queira. Não há imposição de nossa parte, e por conta do nosso pensamento, temos recebido elogios das pessoas que têm jogado.

É importante ressaltar que essa foi uma decisão para o TapTap Jam. Cada jogo tem sua história e necessidades. Cabe aos idealizadores escolher a que eles acham melhor para aquela ocasião.

Até o próximo post pessoal!

Adeus Satoru Iwata

Neste sábado 11/07/2015 faleceu o CEO da Nintendo, o Sr. Satoru Iwata. Nós da BurningMinds lamentamos o fato pois a Nintendo influenciou e influencia muito o nosso trabalho de desenvolvimento de jogos.

Ele disse uma vez que o vídeo-game tem apenas um propósito: divertir a todos. Acreditamos nessa frase e isso define bem os caminhos trilhados pela BurningMinds!

Nesse momento, só nos resta lamentar a morte dele e agradecer pelo legado!

Descanse em paz, Mr. Iwata!